Os ovos são bons, mas precisa ter alguns cuidados!

Nutrição

Nutrição

Conselhos de Especialistas

OS OVOS SÃO BONS, MAS precisa TER ALGUNS CUIDADOS

Já ouviu dizer que as gestantes não devem comer ovos... mas isso não é verdade, desde que tome algumas precauções. 

PORQUE É QUE NÃO DEVE DEIXÁ-LOS DE FORA DA SUA DIETA

A clara do ovo é uma fonte de proteína de elevada qualidade biológica que, tal como a carne ou o peixe, fornece aminoácidos que são essenciais para a construção de tecido muscular. 

A gema do ovo contém antioxidantes e um nutriente (colina) que são necessários para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. 

Os ovos em geral são ricos em Vitaminas A e D que são importantes para a construção dos ossos. 

Com o seu teor em ferro, os ovos participam na produção das células vermelhas do sangue, ação anti-anemica. 

Os ovos são utilizados em inúmeras receitas, contém poucas calorias (145Kcal/100g), desde que não sejam ingeridos fritos ou cobertos de "montanhas" de maionese, e podem ser usados para ajudar a diversificar os menus de receitas dietéticas. 

Ao contrário do que é percebido pelo senso comum, os ovos não aumentam o seu nível de colesterol quando consumidos com moderação e, desde que, não sofra de hipercolesterolémia. Salvo restrição indicada por aconselhamento médico, pode comer até quatro por semana.


QUANDO É PREFERÍVEL EVITÁ-LOS

Se crus: mal fervidos, para ligar um molho, para fazer uma mousse de chocolate ou maionese caseira, os ovos podem estar contaminados com Listeria ou Salmonella, duas bactérias perigosas durante a gravidez. Os ovos devem sempre ser consumidos bem cozidos. 

Se a casca estiver partida: os microorganismos podem penetrar no ovo e potenciar o risco de listeriose. Jogue-o fora, sem hesitar.

Se a casca estiver suja: não a lave, pois pode tornar-se porosa para os microorganismos, mas lave sempre as mãos após o manuseio de um ovo que possa ter Salmonella, pois não é visível. 

Se o seu ovo já tiver sido posto há muito tempo: os ovos devem ser consumidos num prazo máximo de 21 dias após a postura. Após fervura, podem ser ingeridos dentro de duas semanas, contudo aconselhamos a que sejam comidos imediatamente após o cozimento e, se possível, opte por marcas que garantam que a produção é biológica e que ocorre ao ar livre. 

 

Conteúdo relacionado:

Depoimentos de mães:

Assuntos relacionados:

Comer bem durante nove meses: a regra dos 3
Comer bem durante nove meses: a regra dos 3

Durante nove meses, a sua dieta será a chave para a sua saúde e para o desenvolvimento adequado do seu bebê. Por isso, é essencial prestar muita atenção no que coloca no seu prato. Nada de muito complicado para melhorar a sua alimentação: apenas três regras básicas para aprender.

Partilhar a minha lista de cuidados