O bebê aos três meses de idadeJunho 2016

A sua gravidez começou exatamente a um ano atrás... O terceiro mês após o nascimento do seu filho marca um importante ponto transitório para o seu bebê: ele já não é mais um recém-nascido, mas sim um bebê que está começando a se expor ao mundo ao seu redor. Junte-se a nós e descubra esse incrível progresso, mas não se preocupe se o seu bebê ainda não atingiu todos os estágios mencionados; existem alguns marcos, mas cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo!

 

Tamanho e peso

Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8kg e a média de comprimento está em torno de 60cm; as menininhas, 5.3 kg e 59cm, respectivamente.  

 

Capacidades motoras

Quando pegar o seu bebê no colo, ele já vai conseguir sustentar a cabeça sozinho, embora ela ainda caia para trás depois de alguns instantes. Se colocá-lo deitado de barriga para baixo em cima da sua barriga, ele vai levantar a cabeça e apoiar-se nos antebraços por curtos períodos de tempo. Quando deitado de costas, ele vai se esticar e dobrar suas perninhas, uma de cada vez, e vai amar chutar o ar!

 

Os movimentos e gestos do seu bebê, que eram involuntários ao nascer, tornam-se agora mais precisos e controlados. Quando ele estiver descansando, suas mãos já não estarão mais fechadas, mas sim quase totalmente abertas. É também aos 3 meses que os bebês começam a ficar fascinados com os seus movimentos e passam muito tempo observando-os. Se lhe der um brinquedo, ele já será capaz de segurá-lo mesmo que seja por breves instantes.

 

Aprendizagem precoce

O seu bebê vai começar a ser mais sociável. Vai começar a sorrir para todos, incluindo pessoas que ele não conhece, mas claro que ele vai preferir estar perto das pessoas que já conhece e sorrir para eles. Será nesta fase que o seu bebê começará a ganhar interesse pelo mundo que o rodeia e vai começar a apreciar os passeios no exterior onde poderá descobrir um novo mundo cheio de fantásticas novidades.

 

O seu bebê também se tornará cada vez mais comunicativo. Risadas, vocalização e pequenos gritinhos de encantamento... Ele vai estar brincando com a capacidade de sua laringe e seu balbuciar é simplesmente irresistível! A partir do 5º mês que ele começará mesmo a emitir alguns sons parecidos com palavras.

 

Hora de Dormir

Durante o dia, seu bebê agora está acordado por períodos de tempo maiores e suas sonecas vão começar a se tornar mais regulares. À noite, o padrão de sono também se estabilizará: aos três meses, muitos bebês dormem de seis a oito horas consecutivas e assim, pode ser possível que ele durma a noite toda, mesmo que isso parece pouco tempo para você!

 

Entretanto, se o seu bebê ainda está acordando uma vez ou mais durante a noite, não se preocupe! Isso é normal e você não deve se preocupar com nada. Você pode continuar alimentado seu bebê de noite, pois isso irá acalmá-lo e não vai atrasar a chegada de uma longa e ininterrupta noite de sono. 

 

 

 

 

 

Comente este artigo

Partilhar a minha lista de cuidados