Mitos e verdades sobre a pele da gestanteMarço 2018

     Um turbilhão de emoções e dúvidas atingem as mulheres durante a gestação. Incertezas não faltam nos meses de gravidez, especialmente em relação à pele da mulher. Como evitar as estrias? Existe risco da pele ficar manchada ao tomar sol? A linha escura que cruza a barriga desaparece depois do nascimento do bebê?

 

     Para ajudar as mulheres a esclarecer as principais questões sobre a pele da gestante, a dermatologista Dra. Juliana Nakano respondeu algumas das dúvidas mais frequentes entre as grávidas. Confira:

 

Coçar a barriga pode provocar ou piorar as estrias?

     Não, não é esse ato que faz a estria aparecer ou piorar. Mas a estria recente pode coçar sim.

 

Usar manteiga de cacau previne as estrias?
     Não há nenhuma comprovação a respeito dos benefícios da manteiga de cacau para a prevenção de estrias. Ela pode ajudar a prevenir, mas de uma maneira bem menos eficaz que os produtos específicos para esta finalidade.

 

Banhos quentes fazem mal para a pele da mãe e o bebê durante a gravidez?
     Banhos quentes fazem mal para a gestante porque desengordura a pele, deixa-a mais sensível, mas para o bebê não tem nenhuma influência. 

 

Grávidas ficam com a pele manchada se tomarem sol?
     Há um risco muito grande do desenvolvimento de uma mancha, que é mais comum na gravidez chamada melasma. São manchas que podem surgir na face, no colo e tem relação com o sol ou alteração hormonal. É por isso que no período da gestação existe o aumento do risco de ter essa mancha. A recomendação é que as grávidas usem muito filtro solar e tomem cuidado na exposição ao sol.

 

As espinhas aumentam em mulheres grávidas?

     Como há alteração hormonal da gestação, para algumas mulheres há melhora da acne e, em outras, o quadro pode piorar. Vale lembrar também que, muitas vezes, as mulheres estão tomando remédios que podem agravar a acne, como por exemplo, as vitaminas que são prescritas para as gestantes. Muitos produtos para acne não podem ser usados na face durante a gravidez, e por isso a acne também piora porque a mulher precisa parar de usar os produtos que ela estava utilizando antes da gravidez.

 

A linha nigra não desaparece depois do parto?

     A linha nigra é uma alteração esperada na gestação, assim como a pigmentação dos mamilos. Então, ela tende a desaparecer sim depois do parto, mas o tempo para isso acontecer é variável, não é tão rápido, geralmente demora semanas ou meses.  Depende muito da cor da pele da gestante, mas, via de regra, ela some sim depois do parto e do nascimento do bebê.

 

 

Comente este artigo

Partilhar a minha lista de cuidados

LER TAMBÉM: