Conheça a Shantala, a massagem que oferece bem-estar ao bebêMarço 2019

A Shantala consegue acalmar, melhorar o sono e até aliviar as cólicas dos bebês. Conheça mais sobre essa massagem simples, que pode ser feita em casa e só traz benefícios para os pequenos.

 

Mais do que uma simples técnica de massagem, a shantala é um momento de relaxamento e bem-estar para o bebê, além de uma ótima oportunidade para reforçar o vínculo afetivo entre os pais e o pequeno. Trazida da Índia para o ocidente por um médico francês há mais de 40 anos, a shantala promove inúmeros benefícios e pode ser aplicada desde o primeiro mês de vida.

 

Para praticar essa incrível técnica, é preciso aprender os movimentos corretos, preparar um ambiente confortável e favorável para o bebê e utilizar um óleo de massagem específico para o bebê, para hidratar e suavizar a pele.

 

Benefícios da Shantala

Os movimentos abrangem todo o corpo, da cabeça ao tronco, membros superiores e inferiores, promovendo sensações físicas e emocionais benéficas ao pequeno:

 

-       Melhora a qualidade do sono;

-       Auxilia na consciência corporal e alongamento do bebê;

-       Deixa os pequenos mais relaxados;

-       Harmoniza os sistemas respiratório, digestivo e imunológico

-       Contribui para a consciência corporal do bebê;

-       Alivia dores e desconforto causado pelas cólicas

 

Dicas para realizar a shantala no bebê

A shantala dura, em média, de 20 a 30 minutos, e, preferencialmente, deve ser feita sempre no mesmo horário e não há contraindicações.

 

Acompanhe as dicas para fazer a shantala no bebê:

-       Prepare um espaço calmo, com música ambiente relaxante e retire toda a roupinha do bebê. Certifique-se de que o local não está com temperatura baixa para o pequeno não passar frio;

-       Aplique um óleo específico para a pele do pequeno, sempre tomando o cuidado de esfregar uma mão na outra para aquecer levemente o produto;

-       No rosto, priorize a área das sobrancelhas, com movimentos descendentes em direção às orelhas e a partir da base do nariz até o cantinho dos olhos, contornando a bochecha - e sempre usando os dedos indicadores;

-       Na barriguinha, a massagem pode começar no centro e ir até as laterais do corpo. Assim como nas costas. Já nos braços e pernas, deslize as mãos da base até às extremidades;

-       Dê atenção especial aos pés, tornozelos e mãos, sempre com movimentos suaves, transmitindo carinho e bons fluidos.

-       Repita os movimentos levemente, com carinho, de 2 a 3 vezes cada;

 

Shantala pode ser feita em todos os bebês?

Se o bebê estiver com gripe, febril, com a pele irritada ou qualquer outro sintoma desconfortante, é importante suspender a aplicação da shantala até que ele melhore. Esse é um momento de harmonização e, por isso, exige que os dois (mãe/pai e bebê) estejam bem. O adulto que vai aplicar a shantala pode tomar um banho relaxante antes e se concentrar em boas energias para garantir que elas sejam transmitidas durante a massagem.

 

Outro fator importante que deve ser observado é a relação do bebê com a prática. Alguns não se sentem confortáveis quando são massageados em determinadas áreas e, por isso, é preciso respeitar o tempo e a disposição de cada um, sem forçar nada. Observar a reação do pequeno nesse momento é a melhor escolha.

 

 

Momento de relaxamento e cumplicidade

A shantala é simples e pode ser feita todos os dias, desde que a criança não esteja muito irritada, com fome ou sono. O momento ideal é aquele em que a massagem não será interrompida, em um que ofereça tranquilidade e conforto.

 

Quanto maior o conhecimento da técnica, maiores os benefícios. Por isso, vale estudar, se preparar e praticar. Assim, você e o seu pequeno aproveitarão cada minuto e terão momentos incríveis juntos.

 

Na dúvida sobre como fazer os movimentos corretos e criar o clima adequado para fazer essa massagem, acompanhe este tutorial com a especialista Fernanda Massa nos stories do Instagram da Mustela, que mostra o passo a passo para acertar nos movimentos e aproveitar todos os benefícios que a Shantala oferece - para os pais e o bebê. 

Comente este artigo

Partilhar a minha lista de cuidados