Chá de bebê: cuidados essenciais para o bebê que não podem ficar de fora da lista Dezembro 2017

     Já se passaram seis, sete meses e a contagem regressiva para a chegada do bebê está a todo vapor. A essa altura da gestação, a futura mamãe sabe o que precisa para completar o enxoval do pequeno. E nada melhor que reunir as amigas e familiares para celebrar este momento, que é um dos mais importantes na vida de uma mulher.

 

     Mesmo no caso de um evento simples, o chá de bebê requer planejamento:  decoração, brincadeiras e, principalmente, a lista de presentes que vai incrementar o enxoval da criança. Do supérfluo ao essencial para o dia a dia, a mãe deve levar em conta uma série de fatores antes de escolher os itens que fazem parte da lista do chá de bebê.

 

Estação do ano

 

     Um dos aspectos que deve ser levado em conta é a estação do ano que o bebê vai nascer.  Se o pequeno chegar no inverno, a lista deve ter mais itens quentinhos no tamanho RN e P, como macacão em tecido plush, meias grossas e até gorros.  Neste caso, as peças mais leves e fresquinhas precisam de quantidade maior em tamanhos M e G na lista do chá de bebê.

 

Quantidade de fraldas

 

     Uma dúvida frequente da mamãe ao elaborar a lista do chá de bebê é saber qual tamanho de fralda pedir e qual a quantidade.  Antes de relacionar este item, é importante saber que os recém-nascidos usam uma média de 8 fraldas por dia. Pelo menos nos primeiros dois meses.

 

     Depois, a quantidade de fraldas utilizadas por dia diminui – e o tamanho delas aumenta! Antes de pedir muitas fraldas RN, lembre-se que o tamanho G por exemplo, será usado muito mais – em média dos 9 aos 20 meses da criança.  A dica de mães mais experientes é incluir mais fraldas nos tamanhos M e G na lista do chá de bebê – e de marcas diferentes, caso o neném tenha alergias ou se adapte melhor a uma ou outra.  E não se esqueça de acrescentar paninhos de boca e fraldinhas de pano.

 

Itens essenciais

 

     Os cuidados com o bebê começam desde os primeiros momentos de vida. Por isso, inserir estes itens como presentes no chá de bebê é essencial para auxiliar as mães no dia a dia. Lenços umedecidos e creme de assadura são fundamentais para o momento da troca de fraldas. Neste caso, é recomendado pedir de 10 a 15 unidades de cada um para começar.

 

     Shampoos e gel de banho corpo e cabelo de preferência sem sabão para não arder os olhos do bebê e com pH fisiológico, para evitar irritações e ressecamentos, também estão entre os itens indispensáveis. Assim como hidratantes e água de limpeza sem enxágue para a higiene, que possam ser usados por bebês e crianças desde o nascimento.  É importante escolher produtos específicos para bebês e que sejam hipoalergênicos, livres de parabenos, corantes e outros ingredientes questionáveis.

 

Abaixo, veja a lista de chá de bebê para os produtos de higiene:

 

1 kit de higiene (porta haste flexível e algodão e garrafa térmica)

1 banheira
1 suporte para banheira

4 toalhas de banho com capuz de cor neutra
4 toalhas-fralda

10 a 15 pacotes de lenços umedecidos hipoalergênicos

10 a 15 unidades de pomadas de assadura

5 Gel de banho corpo e cabelo sem sabão e pH fisiológico específicos para bebês
5 xampus especialmente formulados para bebês
2 hidratantes e óleo de massagem para bebês

5 caixas de bastonetes de algodão para bebês
10 sacos de algodão em formato circular ou quadrado
1 kit para unhas, com tesourinha e lixa

1 kit para cabelos, com escovinha e pente
1 nécessaire
1 termômetro digital que sirva também para banho

1 saboneteira
5 potes de álcool em gel para higienização das mãos
1 aspirador nasal

1 lixinho

1 pacote de fraldas descartáveis por convidado

Comente este artigo

Partilhar a minha lista de cuidados