#Gravidez

Roupas e tecidos para grávidas: o que é verdade e o que é mito

advice tissus slider
Alguns materiais e tecidos devem ser evitados durante a gravidez? Ou são recomendados? Respostas às perguntas mais frequentes.

Roupas que modelam são ideais durante a gravidez: VERDADE... E MITO!

Tecidos que contêm elastano têm várias vantagens: eles modelam e se adaptam à sua forma. Eles são macios e confortáveis. Quando se trata de cuidados, eles podem ser lavados na máquina, secam rapidamente e não precisam ser passados a ferro. Mas sua elasticidade tem limites! De fato, se forem esticados demais, eles ficarão muito apertados, mesmo que contenham elastano. Além de serem desconfortáveis, calças muito apertadas podem impedir uma circulação saudável. Daí a importância de investir em roupas “reais” para maternidade.

Materiais sintéticos aumentam a transpiração: VERDADE

Em geral, é bom escolher materiais suaves e naturais: linho, seda, algodão, lã. Para peles hipersensíveis, tecidos hipoalergênicos, como algodão orgânico, são recomendados pelo menos para roupas que entram em contato direto com a pele, principalmente na parte de cima do corpo. Para todas as outras peles, tecidos mistos, principalmente com um pouco de elastano, são mais confortáveis e fáceis de manter.

Alguns tecidos “secos” estimulam o aparecimento de estrias: MITO

As estrias são pequenas rupturas nas fibras elásticas da pele que às vezes ocorrem durante a gravidez devido ao ganho de peso e às alterações hormonais. Isso também depende da qualidade da pele de cada pessoa, mas nunca das roupas que você veste. Um tratamento preventivo desenvolvido especialmente para uso durante a gravidez reduz consideravelmente o risco de formação de estrias.

Tecidos orgânicos são bons para a sua pele: VERDADE

Em geral, é bom escolher materiais suaves e naturais: linho, seda, algodão, lã. Para peles hipersensíveis, tecidos hipoalergênicos, como algodão orgânico, são recomendados pelo menos para roupas que entram em contato direto com a pele, principalmente na parte de cima do corpo. Para todas as outras peles, tecidos mistos, principalmente com um pouco de elastano , são mais confortáveis e fáceis de manter.

Você deve usar roupas quentes para evitar ficar resfriada: MITO

Naturalmente, a gravidez é uma época em que é melhor não adoecer! Mas também é uma época em que o corpo passa por mudanças frequentes de temperatura e, principalmente, ondas de calor. Então, em vez de colocar um pulôver que vai atrapalhá-la o dia inteiro, use a estratégia de cebola: uma blusa, um pulôver leve, um cardigan etc.

Meias de compressão são obrigatórias: MITO

Elas são recomendadas para ajudar as mulheres com pernas pesadas e doloridas. Para outras, o bom hábito de usar meias de apoio pode ser reservado para viagens aéreas, mas não elas não são necessárias todos os dias.

Em caso de dúvidas, consulte seu médico e lembre-se de que o custo das meias e meias-calças é parcialmente reembolsado pelo seu plano de saúde mediante prescrição médica. Você também pode usar um gel para as pernas adequado para uso durante a maternidade.